Produtos > Agroalimentares
Passar por Alfândega da Fé é embrenhar-se nos sabores que o saber popular tão bem soube preservar. Concelho da Terra Quente Transmontana, onde a agricultura ainda se assume como a principal atividade económica, não será de estranhar que os produtos da terra sirvam de elemento base a muitas das iguarias que aqui se podem encontrar.
Neste campo o azeite assume lugar cimeiro. Reconhecido pela sua excelente qualidade é o elemento ideal para regar um bom naco de vitela, um pedaço de bacalhau, cabrito ou temperar umas Sopas da Segada.
A cereja, de um paladar sem igual, enfeita as mesas nos meses de Maio e Junho e é a base para a confeção de compotas, doces ou licores. Estas assumem-se como o acompanhamento ideal para um pedaço de queijo de ovelha ou cabra regional. Para coroar a refeição há sempre outras opções. Num concelho onde a amêndoa é uma das principais produções, não faltam especialidades confecionadas à base deste fruto. É o caso dos barquinhos e dos rochedos, ou dos chouriços doces, um enchido confecionado com amêndoa, pão, mel e sangue.